Alfabetização e políticas públicas
| DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) | |
| Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez |
| E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” | |
| Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado |
| LEITURA E LITERATURA NO PNAIC: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA | |
| KATIA CILENE DA COSTA |
| LETRAMENTO E LITERACIA: disputas discursivas na Política Nacional de Alfabetização e na produção acadêmica brasileira | |
| Maria Carolina da Silva Caldeira |
| POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA PROMEIRA INFÂNCIA | |
| Leila Regina Oliveira Chinelatto |
| REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| CURRÍCULO E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações produzidas nos textos oficiais | |
| Senhorita Ritta Costa |
| POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: da produção à implementação | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti |
Alfabetização e história
| ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 | |
| Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos |
| MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO | |
| Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| OS SENTIDOS DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE NAS FALAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUBÚRBIO CARIOCA | |
| Izabel Cristina Costa de Faria, Elizabeth Orofino Lucio |
| VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA PANTANEIRA: reflexões de práticas em sala de aula | |
| Regina Coelho Nogueira de Melo |
Alfabetização e infância
| O CUIDAR E O EDUCAR NA ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS DE ATENDIMENTO DA CRECHE DA REDE DIRETA PAULISTANA (1969 a 1982) | |
| Juliana dos Santos Camaru |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: projeto recomeçar e a constituição de identidades | |
| Liziana Arambula Teixeira, Francisca da Silva Cruz, Thaise da Silva |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática | |
| CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho |
| “EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos | |
| Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque |
| LER E ESCREVER COMO DIREITO DE TODO CIDADAO Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos | |
| Jaqueline Maria Coelho Maciel |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória | |
| Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes |
| ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
| Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| (RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita | |
| Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro |
| TENDÊNCIA DE ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Tania Tuchtenhagen Clarindo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Letícia Corrêa Mendes Borges, Michelle Castro Lima |
| ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: Lagarto, SE e São José da Laje, AL | |
| Leonor Scliar Cabral |
| A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | |
| Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo |
| CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará | |
| Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
| ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
| Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos |
| O DESAFIO DE ALFABETIZAR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: a gestão da sala de aula em discussão | |
| Kamila Petrikicz, Patrícia Camini |
| Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. | |
| Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL | |
| ela Salvador Clipes |
| LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: A formação de professores alfabetizadores em Belém do Pará | |
| Débora Thaissa Monteiro Teixeira, Jéssica Lorena Marinho de Souza, Brenda Karoline Meireles Sales, Danielle de Nazaré Lopes Cunha |
| O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays |
| O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
| Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
| OS DESAFIOS DE EDUCAR E ALFABETIZAR NO MUNDO ATUAL: UMA ANÁLISE DE LIVES DO CANAL DE YOUTUBE LASEA — LABORATÓRIO SERTÃO DAS ÁGUAS | |
| Beatriz Chaves Messias |
| OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO: O Sentido da alfabetização como trabalho objetivado | |
| Diego Camara, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| A FLUÊNCIA EM LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo. | |
| Síria Carinhanha Pires da Silva |
| ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas | |
| Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira |
| Atividades diversificadas para a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: um olhar para além dos níveis de escrita | |
| Flaviana Bernardo Costa, Neidyana Silva Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes |
| BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
| Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos | |
| Rafaella Castro, Sara Mourão |
| LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
| Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE PEDAGÓGICO ENSINANDO E APRENDENDO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: alfabetização com interlocuções entre a psicologia da aprendizagem e abordagens pedagógicas. | |
| Lucas da Silva Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello |
| TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
| CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
| VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização | |
| Daniela Campregher, Fabiana Giovani |
| ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL | |
| Suzana Brunet Camacho |
| ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| AVALIAÇÃO FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO: diálogos e coconstruções de possibilidades com crianças, familiares e docentes | |
| Clarice Carolina Ortiz de Camargo |
| DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DO/NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Renata Luchi Pires, Dania Monteiro Vieira Costa |
| ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
| Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
| FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental | |
| Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro |
| O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
| Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
| ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: metodologias ativas na Licenciatura em Pedagogia e no LÁPIS - Laboratório de Alfabetização da UFRGS | |
| Patrícia Camini |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
| Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
| Alfabetização no Cenário Pós-Pandêmico: escolhas pedagógicas realizadas por professores na Rede Municipal de São Paulo (SP) | |
| Gabriela Floreano Centenaro, Claudia Lemos Vóvio |
| ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública | |
| João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista |
| OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: uma análise do retorno à educação presencial. | |
| Thaís Rodrigues Cardoso |
| A IMPORTÂNCIA DA NEUROAFETIVIDADE NA VOLTA ÀS AULAS | |
| Cilene Maria Ebeneser Cavalcanti |
| ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral |
| OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
| Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
| OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
| Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel |
| Alfabetização e letramento: impactos do ensino remoto em tempos pandêmicos no ciclo de alfabetização nas escolas públicas do municipio de Rio Branco | |
| Alicia Oliveira Cunha |